Home Notícias Comunidades ‘Três Unidos’ e ‘Nova Esperança’ investem no desenvolvimento sustentável para gerar renda

Comunidades ‘Três Unidos’ e ‘Nova Esperança’ investem no desenvolvimento sustentável para gerar renda


Sustentabilidade

As comunidades Três Unidos e Nova Esperança, localizadas no Baixo Rio Negro, que trabalham com o artesanato, receberam a visita de técnicos do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – em julho e puderam mostrar os trabalhos que as comunidades estão conseguindo desenvolver após a assistência do Projeto Eco-Polos Amazônia XXI.


Quem se destacou, segundo o consultor do IPÊ Luiz Filho, foram as artesãs da comunidade Três Unidos, que já elaboraram o primeiro catálogo de produtos. No diagnóstico da cadeia produtiva de artesanato da região, foi verificada a necessidade de se catalogar a produção porque a venda é feita, em sua maioria, para turistas. “Com o catálogo, os artesãos poderão expor seus produtos em diferentes mercados. Os catálogos foram feitos em versão eletrônica e podem ser publicados em websites, assim como podem ser enviados a empresas para brindes e/ou revenda”, ressaltou Luiz.


Com esta ferramenta, os artesãos da comunidade podem ter maior empoderamento sobre as vendas, ampliar o mercado e diversificar as oportunidades de renda. O segundo passo para beneficiar ainda mais o trabalho e a produção da comunidade é a contratação de uma curadoria para a seleção de novas peças e melhoria na configuração e design do catálogo. Segundo Luiz, com o catálogo pronto, bem como o desenvolvimento de embalagens de “exportação” o trabalho pode ser vendido em todo o Brasil já que eles possuem meios de emitir nota fiscal eletrônica.



Fonte: IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas