Home Notícias Estoril tem programação especial de atividades neste mês

Estoril tem programação especial de atividades neste mês


Estoril


A Prefeitura de São Bernardo do Campo promove nesta segunda quinzena de julho atividades de educação ambiental no Parque Natural Municipal Estoril, no Riacho Grande, que começaram nesta quinta-feira (17). Passeios noturnos e oficinas estão entre as atividades da programação especial.


A iniciativa marca também as primeiras atividades da Escola Livre de Sustentabilidade da Prefeitura, que promove no sábado (19) a oficina "A Feira de Troca como instrumento para Re-significar o Consumo", das 9h às 13h, e que vai discutir e apresentar nova forma de consumo e economia solidária. Durante as atividades, serão discutidos temas como "Consumo x Consumismo", "Consumismo e os Impactos Ambientais", "Conceitos de Lixo" e "Feiras de Troca". A ideia é que os participantes levem livros, sementes, CDs, roupas e sapatos, entre outros objetos, para troca.


Outra oficina ocorre no mesmo dia, das 13h às 17h, e tem como tema "Uma Carta para os Povos da Terra: Valores e Princípios para uma Vida Sustentável". O objetivo da atividade é apresentar e refletir sobre a Carta da Terra, que promove a transição para estilos de vida sustentáveis. Na ocasião será apresentada a carta, e os participantes poderão discutir como colocar em prática os princípios contidos no documento.


As duas oficinas são direcionadas para jovens e adultos e têm vagas limitadas (30 participantes). "São as primeiras atividades da Escola Livre de Sustentabilidade, que é um espaço para reflexão e troca de experiências sobre conceitos de práticas sustentáveis", destacou a diretora de Gestão Ambiental da Secretaria de Gestão Ambiental.


Passeio noturno e horta em casa – A programação especial também terá duas edições do passeio noturno, nos dias 17 e 26, entre 19h e 22h. A atividade consiste em caminhada por trilhas do parque com a possibilidade de observar animais silvestres de hábitos noturnos, além de uma visita ao zoológico do Estoril para encerrar o passeio.


O interessado deve se inscrever pelo telefone 4367-6461. Para participar é necessário usar calça e sapato fechado, usar repelente e portar lanterna. Crianças podem participar acompanhadas de pais ou responsáveis.


Nos dias 17 e 31 será realizada a oficina "Horta em Casa", na qual os participantes serão orientados sobre como utilizar recipientes do cotidiano para construir sistema para produção de hortaliças, temperos e plantas medicinais.


Já na oficina "Animais que nos Apavoram", marcada para o domingo (20), os participantes terão a chance de aprender sobre animais que provocam aversão em muitas pessoas, como coruja, sapo, aranha e escorpião, entre outros, que estarão expostos em tendas montadas pelo parque.


Na oficina "Um dia de Treinador", os participantes poderão conhecer os hábitos alimentares dos animais do parque, além de poderem entrar nos locais, acompanhados de técnicos do zoológico, para alimentar os bichos.


Programação de férias no Parque Natural Municipal Estoril


Um dia de Tratador – dias 17 e 31, das 9h às 12h


Passeio Noturno – dias 17 e 26, das 19h às 22h


Horta em Casa – dias 17 e 31, das 14h às 16h30


A Feira de Troca como instrumento para Re-significar o Consumo – dia 19, das 9h às 13h


Uma Carta para os Povos da Terra: Valores e Princípios para uma Vida Sustentável – dia 19, das 13h às 17h


Animais que nos Apavoram – dia 20, das 9h às 16h30


Parque Natural Municipal Estoril – Rua Portugal, 1.100, Riacho Grande


Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo