Home Notícias Alunos do CEU Regina Rocco Casa transformam materiais descartáveis em peças de vestuário

Alunos do CEU Regina Rocco Casa transformam materiais descartáveis em peças de vestuário


Alunos do CEU Regina Rocco Casa


Alunos da rede municipal de São Bernardo do Campo aprendem desde cedo a importância da reciclagem, valores de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. É o caso dos estudantes do Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa (Bloco 1), na região da Vila São Pedro, que envolve cerca de 360 alunos do Programa Tempo de Escola em várias ações relacionadas ao tema mundo sustentável. Uma delas, que está dentro do projeto "A Escola que Temos, A Escola que Queremos", transforma matérias descartáveis em peças de vestuário, como saias, macacões, coletes, vestidos e calças. Na unidade escolar, praticamente todas as embalagens dos produtos da merenda, como caixas de suco, tampas, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de macarrão e rolos de papelão têm destino certo: o ateliê da oficina de confecção, jogos e brincadeiras. Tudo é reaproveitado e transformado.

 

"Além dos nossos alunos, fizemos questão de envolver os pais. O projeto vem despertando mudanças de comportamento em todos. Trabalharmos essa consciência da preservação, mas também utilizamos matéria-prima de produtos recicláveis na confecção de mensagens sobre o meio ambiente e de peças de vestuário", destaca a coordenadora do Tempo de Escola no CEU.

 

As peças que estão sendo confeccionadas pelos alunos serão apresentadas em um desfile que será realizado no fim de agosto, na própria escola. A ideia de apresentar os modelos partiu dos próprios integrantes do projeto e ultrapassou os muros do Centro Educacional, uma vez que também envolve os pais. O conceito de roupa sustentável é o principal eixo que está sendo trabalhado por todos os envolvidos no projeto.

 

Neste ano, o tema sustentabilidade faz parte do dia a dia dos mais de 10 mil alunos envolvidos com o Tempo de Escola em toda a rede municipal de ensino de São Bernardo. O objetivo é fazer com que todas as ações desenvolvidas pelos estudantes e professores garantam mudanças de comportamento e transformem o dia a dia de todos não apenas na escola, mas também no bairro e comunidade.

 

"A visão dos nossos alunos quanto ao consumo consciente e o que é lixo mudou por completo. Eles veem os materiais que antes eram tidos como descartáveis como oportunidades, pois o conceito de reaproveitamento está crescendo junto com eles. Todos ganhamos com esse projeto", constata a educadora social do projeto Ana Cléa.

 

Umas das mais empolgadas com a confecção de peças para vestuário a partir de materiais recicláveis é a aluna Luana Santos da Silva. Ela foi uma das idealizadoras de croquis tanto para conjuntos femininos quanto masculinos. "Aprendemos que, com material reciclável, podemos fazer vários modelos de roupa. Quando falta material aqui trazemos de casa. Nada mais é desperdiçado. Usamos plástico, tampa de garrafa PET, papel e outros produtos", lembra.



Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo