Home Notícias Ação Árvore que Sente leva prêmio em Cannes

Ação Árvore que Sente leva prêmio em Cannes


Árvore que Sente


A "Árvore que Sente", uma ação do IPÊ em conjunto com a Young&Rubicam para chamar atenção da população na Semana Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas, ganhou o Leão de Bronze na categoria Design, no Festival de Cannes 2014. A campanha teve participação de vários parceiros: Estúdio Laborg, Conspiração Filmes, Croácia, Visualfarm, Vetor Zero e Webcore.


Como foi a campanha

 

Se aumentavam os índices de ozônio (gás que piora a qualidade do ar especialmente no verão), ela ganhava um semblante de quem grita ou tosse. Se a qualidade do ar melhorava, sorria prazerosamente. Foi assim que a “Árvore que Sente”, ação criada pela agência Y&R para o IPÊ promoveu na cidade de ão Paulo a Semana Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrada em março.

 

A ação aconteceu em três noites, duas na praça Charles Miller e uma no Minhocão, lugares ícones e de grande movimentação na cidade. Ali, as árvores dos locais ganharam vida. Sobre elas, foram projetados sete vídeos em 3D que revelam expressões faciais de acordo com os índices de poluição locais, fornecidos pela CETESB.

 

“Ao direcionar nosso olhar para entender como as árvores se sentem, alertamos não só para a qualidade do ar da cidade, mas para mudanças climáticas resultantes de um modelo de vida que está levando ao esgotamento dos recursos naturais e à escassez de serviços ambientais de grande importância. Nosso foco de atuação é na floresta, onde já plantamos 2 milhões de árvores que beneficiam também a vida das pessoas na cidade. É necessário que todos percebam essa conexão, e como as áreas verdes são fundamentais para uma melhor qualidade de vida”, comenta Andréa Peçanha, Gerente de Desenvolvimento Institucional do IPÊ.

 

Segundo Rui Branquinho, VP de Criação da Y&R, a ideia da campanha foi chamar atenção para as árvores da cidade e transformá-las em veículos de comunicação, mostrando para a população a real qualidade do ar de uma maneira inusitada e simpática.

Saiba mais: http://www.arvorequesente.com.br



Fonte: http://ipe.org.br/ultimos-destaques/392-acao-arvore-que-sente-leva-premio-em-cannes