Home Notícias Remando para a Vida participa da edição mensal do clean up

Remando para a Vida participa da edição mensal do clean up


Remando para a Vida


Atividade que limpa margens da Represa Billings no Parque Estoril, reúne pacientes atendidos na rede de saúde mental do município.

 

Adolescentes usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Infanto-Juvenil participaram nesta sexta-feira da edição mensal do clean up (limpeza das margens da Represa Billings) do Remando para a Vida, projeto da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo do Campo. A ação promove a consciência ambiental dos jovens, além de integrá-los à comunidade e estimulá-los a praticar exercícios físicos regulares como atividade terapêutica.

 

A iniciativa, realizada no Parque Natural Municipal Estoril, tem como objetivo limpar as margens da represa dentro das dependências do parque. De acordo com o responsável pelo Remando para a Vida Ricardo Costa, os participantes já encontraram até carrinho de supermercado jogado às margens do reservatório.

O projeto existe há dois anos e atendeu cerca de 550 pessoas dos CAPS I e CAPS-AD I e das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Fincos, Riacho Grande e Núcleo Santa Cruz. "Aqui é um consultório sem paredes. Os participantes não são tratados como pacientes, mas como amigos", destacou Ricardo.

 

Segundo o responsável pelo programa, aos poucos os participantes vão se soltando e falam de seus problemas. "Não falamos sobre drogas, mas sobre a prática esportiva que é feita aqui no parque. Ao longo do tempo, os próprios participantes falam sobre uso de drogas, uma companhia errada, brigas de família. Enfim, falam da vida deles", comentou.

 

Para um dos adolescentes atendidos pelo CAPS, Alex (nome fictício), foi a primeira oportunidade de participar da atividade nas margens da represa. "É muito bom ter esse contato com a natureza e também aprender a pilotar um caiaque", disse.

 

As oficinas de remo são realizadas semanalmente nas dependências do Parque Estoril e ministradas por profissionais de Educação Física do CAPS-AD Infanto-Juvenil, com suporte da equipe multidisciplinar da unidade, formada por psicólogos, médicos, assistentes sociais, monitores de oficinas terapêuticas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais.

 

O projeto conta, ainda, com o auxílio do Programa de Redução de Danos /Consultório na Rua, por meio da cessão de transporte e orientações educativas, além do suporte da equipe de salvamento da Guarda Civil Municipal.

As atividades do Remando para a Vida são gratuitas e ocorrem às quartas e sextas-feiras no Parque Municipal Estoril, localizado na Rua Portugal, 1.100, Bairro Estoril.

 

 

Fonte: http://www.abcdoabc.com.br/sao-bernardo/noticia/remando-vida-participa-edicao-mensal-clean-up-20252