Home Notícias CAPS Alvarenga começa a funcionar em nova sede em SBC

CAPS Alvarenga começa a funcionar em nova sede em SBC


CAPS Alvarenga


O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Alvarenga começou a funcionar em sua nova sede na Estrada dos Alvarenga, 5.801, na quarta-feira dia 4/06. Com uma área muito maior que a sede anterior, será possível oferecer melhores condições de atendimento aos cerca de 480 usuários que estão cadastrados no serviço.

 

Para marcar o início das atividades, foi oferecido café da manhã que reuniu usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental, além da secretária de Saúde. Alguns usuários falaram em nome dos pacientes para agradecer o novo espaço. A secretária de Saúde destacou que a nova sede "tem a cara e o jeito do CAPS", cuja filosofia de trabalho preocupa-se com a felicidade e a liberdade das pessoas. "Ajudar o outro a viver melhor é um bem precioso para todos nós", afirmou.

 

Maria de Lourdes de Almeida, que tem uma filha de 42 anos atendida pelo CAPS Alvarenga, disse que ela começou a ser tratada na rede de saúde mental do município, inicialmente no CAPS Centro, três anos atrás, quando passou a ter crises frequentes e demonstrar agressividade. "Após o tratamento no CAPS ela melhorou muito. Eu a trago duas vezes por semana. O serviço é muito bom e a equipe bastante atenciosa com todos."

 

O CAPS Alvarenga estava em imóvel alugado na Estrada dos Alvarenga desde que o serviço foi criado, em 19 de junho de 2012. O Centro funciona em regime de 24 horas e é destinado ao atendimento de portadores de transtornos psíquicos severos e persistentes. O cuidado se dá por meio de projetos terapêuticos individualizados e envolve psicoterapia, consultas médicas, medicação, oficinas terapêuticas, atividades físicas e atendimento aos familiares, entre outras ações. O atendimento é feito em rede, mantendo-se a articulação com as unidades de urgência e emergência e da atenção básica.



Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=11293&qt1=0