Home Notícias Parceria com Senai garante formação profissional a 75 jovens do Protejo

Parceria com Senai garante formação profissional a 75 jovens do Protejo


Parceria com Senai garante formação profissional a 75 jovens do Protejo


Os jovens do Protejo, programa coordenado pela Secretaria de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, iniciaram cursos de formação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Almirante Tamandaré. Ao longo de três meses, os jovens participarão de cursos de inserção profissional na unidade, além da formação cidadã oferecida pelo projeto.

De acordo com a agente de treinamento da instituição de ensino Claudia Danczkay, quando os jovens do Protejo chegaram ao Senai tiveram a oportunidade de conversar com professores de sete cursos oferecidos na unidade, com turmas disponíveis aos jovens. "Organizamos um encontro no qual apresentamos os cursos, com introdução sobre a atuação do profissional na área, desafios e grade curricular. Foi interessante notar que muitos optaram por cursos voltados à área administrativa", declarou.

Durante a primeira atividade no Senai, os jovens puderam conhecer sobre os cursos de almoxarife, assistente administrativo, assistente de departamento pessoal, auxiliar administrativo, eletricista instalador, inspetor de qualidade e tapeceiro. Foram formadas turmas para os cursos de assistente administrativo, assistente de departamento de pessoal e eletricista instalador, com três aulas por semana e 160 horas de formação. 

O coordenador de atividades técnicas do Senai Gustavo Spina afirma que são alunos esforçados, que abraçam o programa educacional e que saem preparados para o mercado de trabalho. "Muitas das normas que adotamos aqui refletem no que os alunos encontram ao procurar emprego. O que costuma ser uma dificuldade na formação, não acontece com esses alunos, que são bastante empenhados."

O Protejo é parte do Cidade de Paz, programa de prevenção à violência que busca promover convivência solidária em diferentes regiões da cidade. Voltado a jovens de 15 a 24 anos, o Protejo é realizado pela Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Pronasci. 

A diretora do Departamento de Políticas Preventivas da Prefeitura, Ligia Daher, explica que a formação profissional é parte importante do processo formativo que objetiva fortalecer a autonomia e ampliar as possibilidades dos jovens.

 

 

Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=11226&qt1=0