Home Notícias Alunos do ensino fundamental de São Bernardo têm aulas de Artes com professores especialistas

Alunos do ensino fundamental de São Bernardo têm aulas de Artes com professores especialistas


Alunos do ensino fundamental de São Bernardo têm aulas de Artes com professores especialistas


Os alunos do ensino fundamental da rede municipal de São Bernardo do Campo iniciaram o ano letivo de 2014 com mais um atrativo na grade curricular: aulas de Artes. São 89 novos professores, especialistas no tema e aprovados em concurso promovido pela Secretaria de Educação, que lecionam a disciplina para aproximadamente 36 mil estudantes entre 6 e 10 anos. Além do fundamental, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) está sendo contemplada com as aulas de Artes nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). 

A inclusão dessa nova disciplina na grade curricular dá aos alunos oportunidades mais concretas de vivenciarem experiências formativas que essa área do conhecimento trabalha, envolvendo as várias formas de arte, como visual, dança, teatro, música e expressão corporal, entre outras.

"Trabalhar com crianças do ensino fundamental é sempre muito prazeroso, uma vez que elas têm uma imaginação muito fértil e ainda estão livres de conceitos pré-estabelecidos. Estimular e despertar aptidões artísticas nas crianças é um fator que pode potencializar a criação dos alunos", explica Rosimary Barros da Silva, professora de Artes na Emeb Professora Suzete Aparecida de Campos, localizada na região do Riacho Grande.

A educadora destaca ainda o quanto é importante introduzir disciplinas lúdicas, que permitam trabalhar o imaginário dos alunos desde cedo nas escolas. "Na sala de aula falamos sobre temas variados e logo surgem ideias de todos os tipos. O pensamento das crianças não tem limites. Elas sempre nos surpreendem."

Complemento – Aulas de Artes não são novidade na rede municipal de ensino de São Bernardo. Na grade curricular, os professores do fundamental sempre abordavam o tema de forma geral e introdutória. Com a efetivação dos professores especialistas na disciplina, o trabalho de formação será completo.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Emeb, a chegada dos profissionais com formação específica em Artes elevará o conhecimento dos alunos, proporcionando mais detalhes e fundamentos no desenvolvimento dos alunos. "Os especialistas em Artes vão desenvolver a capacidade criadora das crianças com diferentes potencialidades que antes não eram exploradas em sala de aula. Eles têm olhares diferentes e conseguem estimular outras ações de aprendizado", lembra Denise Pereira.

Antes de lecionar em sala de aula, os novos profissionais passaram por capacitação formativa no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), no fim de janeiro, onde tiveram a oportunidade de conhecer toda a grade curricular da rede de ensino de São Bernardo, programas educacionais implementados na cidade e parcerias com outras secretarias.



Fonte: http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=noticia_completa&ref=10925&qt1=0